24-08-2021

Cursos de MBA em Ouvidoria começam em Novembro

A primeira turma dos Cursos MBAs - Gestão Estratégica em Ouvidoria Pública e Privada e - Gestão Estratégica em Ouvidoria na área de Saúde terão início em 16 de Novembro. Resultado da parceria da ABO Nacional com o Centro Universitário São Camilo, os Cursos, com até 50 vagas por turma, serão desenvolvidos nas modalidades online e presencial, com carga horária de 384 horas aulas, com duração de um ano.
 
Os associados à ABO Nacional e seccionais terão desconto de 20% nas mensalidades. Pagarão 15 parcelas de R$640,00. Para os demais o  Investimento será de 15 parcelas de R$ 800,00. Os docentes serão da ABO Nacional e do Centro Universitário São Camilo
 
Serão seis módulos básicos para os dois cursos de MBA de Gestão Estratégica em Ouvidoria, com disciplinas comuns. E outros seis módulos específicos em Ouvidoria Pública e Privada e outros em Ouvidoria na Área da Saúde.
Na área generalista o curso inclui a internacionalização das ouvidorias como elemento próprio e na área de saúde as tecnologias emergentes específicas como telemedicina e exames por imagem. Inclui a saúde pública, saúde suplementar, e áreas multidisciplinares que incidem no segmento.
Os MBAs fornecerão elementos prático-teóricos para as várias dimensões inerentes às funções dos ouvidores. O desenvolvimento dos cursos partirá da premissa matricial das competências do Ouvidor previstas na CBO-1423-40http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf com destaque à comunicação, mediação, visão sistêmica, planejamento e construção de indicadores.
Essa sinalização de uma unidade que fomenta a boa governança, entre outras razões, levou a unidade organizacional da Ouvidoria a se integrar ao eixo do controle interno em órgãos públicos, especialmente em alinhamento ao modelo da Controladoria Geral da União  www.cgu.gov.br.

Na iniciativa privada há uma interface da Ouvidoria com o compliance e auditoria, sem prejuízo de sua autonomia e independência, como se verifica pelas regulamentações de ouvidorias setoriais a exemplo da RN 323/2013- ANS que instituiu a obrigatoriedade das ouvidorias em planos de saúde privados, incluindo os odontológicos. A consequência foi a inclusão das atribuições de desenvolvimento das políticas de transparência pública pela Lei de Acesso à Informação ( LAI), Lei 12.527/2011 às Ouvidorias Públicas.
Esse precedente potencializou as bases de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei 13.709/2018, levando à designação de Ouvidores como Encarregado de Dados, como se constata pela Instrução Normativa DEGDI nº100
 https://www.editoraroncarati.com.br/v2/pdf/Diario-Oficial/Diario-Oficial/INSTRUCAO-NORMATIVA-DEGDI-N%C2%BA-100-DE-19-10-2020.pdf
 
Ouvidor não é considerada uma profissão, mas uma função de relevância estratégica na organização, um ativo intangível. Por consequência, advogados, sociólogos, relações públicas, e profissionais de marketing e comunicação social tradicionalmente procuram essa complementação para atuarem como ouvidores e consultores.

A mesma lógica ocorre nas ouvidorias da área de saúde por atrair farmacêuticos, químicos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. No cenário atual com a tônica da transparência e compliance como traço de boa governança das organizações, outras formações foram atraídas para a função de ouvidores como estatísticos, profissionais de tecnologia da informação, redes e sistemas, entre outros. Ou seja, o caráter multidisciplinar permite a aderência de várias formações.
Diferencial do curso

O curso será modulado permitindo que o aluno inicie a qualquer momento em itinerário especificado pelo conteúdo programático. Ao final do curso o aluno terá dupla titulação do MBA Gestão em Ouvidoria I ou II, conforme sua opção, e de Certificação em Ouvidoria pela ABO Nacional, condição obrigatória para alguns segmentos de Ouvidorias.
 
A conclusão do Curso se efetivará com a apresentação de um Projeto Prático de Ouvidoria, o que o distingue no contexto da empregabilidade. Outras ações concomitantes podem ser adotadas como a apresentação de artigo pela ABO Nacional em sua Revista Científica.
 
Com mais de 25 anos de existência, a ABO cumpre com esta parceria seu objetivo precípuo de fomentar, promover e estimular as ouvidorias públicas e privadas e as unidades de relacionamento com o consumidor, disseminando boas práticas, conhecimento e fomentando a construção de uma cultura ética, transparente e íntegra na sociedade brasileira.
 

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