A mediação, ferramenta valiosa para o ouvidor, foi destaque em Live da ABO
A mediação como importante ferramenta que pode evitar a judicialização e ser aliada da Ouvidoria, foi tema da Live promovida pela ABO Nacional em parceria com a ABO SP, nesta terça-feira (14).
Assistida por mais de 100 seguidores, a Live contou com a participação das professoras do curso mensal de mediação promovido pela ABO, as medidadoras Maria Lumena Sampaio e Adriana Alvim. A próxima turma online do curso será nos próximos dias 28 e 29 de julho.
Adriana Alvim observou que a solução de conflitos na mediação possibilita desafogar o judiciário que tem em andamento 80 milhões de processos e cuja manutenção custa anualmente 450 reais per capita.
As convidadas da Live enfatizaram que o ouvidor pode e deve desempenhar suas funções como mediador como forma de solução de conflito. É o profissional que sabe identificar no conflito ao invés de ameaça, oportunidade para se obter mudanças por meio de consenso.
A mediação online é vista como positiva pelas participantes da live. Mas como observou Adriana Alvim, é preciso se certificar quanto a garantia de confidencialidade e acesso à tecnologia pelos envolvidos. Não só do ponto de vista de infraestrutura como de domínio do uso das ferramentas.
Pesquisas apontam que a confiança não é afetada nas práticas de mediação online, de acordo com Alvim. “Mas é preciso garantir postura adequada do mediador, demonstrando que está realmente com atenção ao caso, mostrando acolhimento ainda que à distância, com fala adequada, institucional, responsável, séria,” observou.
Maria Lumena Sampaio destacou que é amplo o potencial da mediação, envolvendo não só questões interpessoais como até internacionais. Mas que uma área em que há polêmica sobre a aplicação da mediação é a de saúde. “Mas acho que dá sim para aplicar a mediação também nesta área”.
De acordo com as mediadoras, a mediação para casos envolvendo assédio é possível, mas é desafiante por exigir que a parte envolvida vivencie novamente questões dolorosas, além de envolver aspectos jurídicos e psicológicos. A ABO promoverá Curso sobre prevenção e mediação a casos de assédio, no final de agosto.
As convidadas da live destacaram a importância de no início da mediação se explicitarem as regras do diálogo para que a negociação seja produtiva. Deixar claro, por exemplo, que a linguagem entre as partes deve ser respeitosa; que não se deve interromper quando a outra parte está se posicionando, entre outros cuidados. Cabe ao mediador ganhar a confiança das partes e ir colhendo elementos para que as partes, por si mesmas, apontem saídas que levem ao consenso.