09-03-2020

Ouvidoria inclusiva marca os 25 anos da ABO Nacional em parceria com ABO SP


A produção de material didático em braile para a promoção do primeiro curso inclusivo de capacitação e certificação em Ouvidoria, para as pessoas cegas, marcam as comemorações dos 25 anos da  ABO Nacional em parceria com a ABO SP. O jubileu de prata da entidade será comemorado dia 16 próximo. Como no mesmo dia estará iniciando a 108ª turma do Curso de Capacitação e Certificação de Ouvidores, como parte das comemorações será sorteada entre os participantes uma inscriçãso gratuita para o próximo Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman.

Desta forma os deficientes visuais poderão acompanhar o curso com material adequado e se profissionalizar no segmento das ouvidorias. A Ouvidoria Inclusiva”, é um Programa de Trabalho que objetiva a inclusão social da pessoa com deficiência.
A entrega de serviços de alcance social é a melhor forma de comemorar os 25 anos da ABO Nacional, avalia Maria Lumena Sampaio, integrante do Conselho Deliberativo da Nacional e da ABO SP.

As regras de certificação, mediante normas complementares que atendem as especificidades, acompanham o propósito de inclusão social.
 
A diretriz do Estatuto da Pessoa com Deficiência sinaliza a responsabilidade da sociedade: “ É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.”

Comentários